sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Na vida : "A minha espiritualidade se define com a intimidade com o Senhor" (Monsenhor Jonas Abib).RCC é Consagrada á Nossa Aparecida.Amém! Janeiro2015


Renovação Carismática Católica é consagrada à Nossa Senhora Aparecida!

 Então Viva Jesus Cristo eu Confio em Vós. Reunidos em Aparecida/SP, elevamos juntos nosso clamor a Jesus, pedindo: "Fica Senhor, comigo"!

Ser catolico e bom de mais ,e ser carismatica catolica e melhor ainda a Deus toda honra todo goria todo lovou e adoracao Amem!!!!.
altA Santa Missa de encerramento do segundo dia do ENF 2015 foi presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas/TO, no Santuário Nacional de Aparecida/SP. “A vida religiosa cristã só tem sentido se for reflexo de amor de Deus”, iniciou o presidente da Celebração.
Ressaltando a resposta do Salmo da Liturgia de hoje, “Eis que venho Senhor fazer com prazer vossa vontade”, o bispo afirmou que o versículo resume os sentimentos mais profundos do coração dos participantes. “Esse Salmo deve fazer ressonância em nosso coração. Fazer as coisas com prazer tem um efeito muito grande em nossa vida”, disse.
Durante a homilia ainda ressaltou que a vontade de Deus deve prevalecer. “Temos uma vontade interesseira, por isso temos que fazer com prazer a vontade de Deus”.
De acordo com o bispo, há três elementos do Evangelho da Liturgia de hoje a serem destacados:
O primeiro é a capacidade de Jesus atrair as pessoas: “Ele está na missão e as pessoas acorrem a Ele porque ouviram falar do que Ele fazia. As pessoas se apaixonam por Jesus, saem de suas terras e vão encontrar-se com Ele. Aqui, cada um veio de um lugar diferente, porque estamos encantados com Jesus. Jesus faz a unidade”.
altJá o segundo se faz quando Jesus vê a multidão e pede uma pequena barca. “Jesus nos ensina a viver na grandiosidade, mas também na simplicidade. Na pequena barca, está nosso tesouro. A pequena barca se torna grande e cada um de nós tem o seu lugar nela”.
E o terceiro elemento é quando os demônios se prostram diante de Jesus e declaram que Ele é o Filho de Deus. Diante disso, exortou o bispo: “O que nos impede de fazer melhor do que os demônios? Porque não proclamamos que Jesus era o Filho de Deus? Quem é Jesus é pra nós?”.
Ao final da Santa Missa, foi feita uma entrada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi entronizada por Michelle Moran, presidente do ICCRS, e seu esposo Peter Moran, também da RCC Inglaterra.
Neste momento, junto ao ICCRS, a representantes de outros países e a toda a família carismática, a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, consagradou o Movimento do mundo todo, à Maria. “Ó, Mãezinha, interceda pela RCC do mundo inteiro para que possamos todos fazer parte desta barca de teu Filho Jesus!”, finalizou Katia.


“Temos que voltar à simplicidade do início da RCC”, pede Michelle Moran em pregação




Confira a pregação da presidente do ICCRS:
altA presidente do ICCRS, Michelle Moran, está presente no ENF 2015 e ministrou a primeira pregação do encontro. Com o tema ‘Batismo no Espírito Santo como experiência fundante’, Michelle lembrou que a Renovação Carismática Católica só existe a partir do Batismo no Espírito Santo e, por isso, é preciso voltar a propagar a Cultura de Pentecostes nos Grupos de Oração.
Segundo Michelle, hoje existem muitos grupos que têm música, tem oração e pregação, porém se esqueceram do Batismo e acabam por perder a verdadeira identidade carismática. “O Papa Francisco nos deu a direção. Agora temos a responsabilidade de fazer acontecer. O Jubileu não é um ponto de chegada, mas momento de celebrar. Mas não se trata de nós juntos fazermos uma festa. Se trata de fazer o mundo conhecer a vida transformada que Deus pode realizar”, destacou.
A pregadora lembrou que em 2008, durante a festa de Pentecostes, o Papa Bento XVI pediu que os católicos pudessem redescobrir a graça e beleza de ter sido batizado no Espírito Santo. E ela reforçou sobre a necessidade de continuar espalhando essa graça pelo mundo, não só aos carismáticos, mas a toda Igreja.
Recentemente, lembrou ela, o Papa Francisco falou de uma maneira muito clara e direcionada à RCC sobre o excesso de organização que pode comprometer a ação do Espírito Santo. “Estruturas são sim importantes, mas o Santo Padre nos advertiu sobre esse perigo. Com estruturas muito pesadas corremos o risco de extinguir o fogo [do Espírito]. Não precisamos controlar o Espírito”, afirmou.alt
Michelle questionou então aos participantes sobre o porque, muitas vezes, as pessoas não estão mais sendo batizadas nos grupos e Seminários de Vida. E deu a resposta: “É porque, como líderes, não estamos sendo fiéis ao nosso fundamento. Não temos mais aquela fé expectante do início. Temos que voltar à simplicidade do início da RCC”, exortou.
Ela também salientou que, nesse tempo rumo ao Jubileu, cada um dos carismáticos tem a tarefa de se revigorar e, de fato, entender a dimensão do que é o Batismo no Espírito Santo. “Precisamos fazer com que nosso Grupos de Oração sejam jovens novamente. Precisamos de um Novo Pentecostes para uma Nova Evangelização. Temos que viver em atitude de expectativa. O Senhor pede que nós nos preparemos para receber mais daquilo que o Pai prometeu”, convocou.
A pregação foi encerrada com um grande clamor pedindo um novo toque do Espírito Santo.

 https://www.youtube.com/channel/UCVqMfEhMMNaQvyYfrfcPxXw


Amar, sofrer e dar a vida pelo Ministério, motiva Monsenhor Jonas Abib


altNa manhã da sexta-feira (23), o Centro de Eventos ficou lotado para a Santa Missa, presidida por Monsenhor Jonas Abib, fundador da comunidade Canção Nova. Essa é a segunda vez que ele celebra no Encontro Nacional de Formação da RCCBRASIL.
O monsenhor abriu a celebração destacando a importância da presença da presidente do ICCRS, Michelle Moran, em nosso meio. Ele também parabenizou o Movimento pelo encontro e quantidade de participantes nessa edição. O ENF 2015 conta com cerca de nove mil pessoas. “É muito bom que na casa da Mãe estejamos todos unidos em um só coração. Somos ministeriados não para nós, mas pelo povo. Que o Senhor verdadeiramente nos una”, destacou.
Baseado no Evangelho do dia, que diz que Jesus subiu no monte para rezar e escolher quem seriam seus apóstolos, Monsenhor Jonas refletiu sobre o chamado de cada um. “O ministério que você exerce é uma escolha. O ponto alto da nossa vida que foi o encontro com Jesus foi uma escolha. Ele te chamou pelo nome, assim como chamou cada um dos apóstolos. Seu ministério é um desígnio de Deus, com todo o peso da palavra desígnio”, afirmou.
De acordo com o religioso, só se pode exercer o ministério com entrega, entusiasmo e ardor. “É o ministério que o Senhor me confiou e eu vou acolher. Eu vou dar a minha vida por meu ministério. O Senhor me queria no ministério da Eficássia da Palavra e eu aceitei (...) eu venho vivendo isso e não faço mais do que a minha obrigação”, disse ao partilhar sobre sua caminhada e chamado ao sacerdócio.
Ainda durante sua homilia, o monsenhor explicou que a espiritualidade de cada pessoa se define na intimidade com o Senhor. “Do contrário, o seu ministério pode se tornar uma hipocresia porque você não é íntimo. Você até faz porque aprendeu, mas não muda de vida verdadeiramente”.
E ele continuou a exortação: “Chega de ver gente exercendo seu ministério sem força! Os ministérios do Espírito Santo merecem ser exercidos com dinamismo e ousadia. O Senhor merece que eu e você demos nossa vida por nosso ministério. E Ele não nos quer no nosso ‘lugarzinho’, mas até os confins do mundo. Não tenha medo de sofrer pelo Evangelho. Aguenta firme, meu filho!”.
Monsenhor Jonas chamou então Eugênio Jorge, que cantou a música ‘Um Deus apaixonado’, que gerou um momento de grande louvor. Durante o momento da Comunhão, as músicas foram conduzidas pela cantora paraguaia Sílvia Mariella.
Homenagens
A Banda Amados do Eterno, que anima o ENF 2015, gravou uma música em homenagem a Luiz Gustavo Eccel, seminarista que faleceu no último ano em decorrência de um acidente com o ônibus que transportava os participantes do Renassem. A música foi apresentada logo após o momento da Comunhão.
A letra da canção foi feita a partir dos escritos de Luiz Gustavo que afirmava: ‘Me sacrificio por um bem maior’. Foi momento de grande emoção, selado por um abraço entre os seminaristas presentes.
Monsenhor Jonas também foi homenagedo. Ele recebeu das mãos da presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris, uma placa o felicitando pelos 50 anos de sacerdócio, celebrado em dezembro de 2014.
A RCCBRASIL também homenageou Gilberto Gomes Barbosa pelos 25 anos da comunidade Obra de Maria, celebrados nesse mês. Gilberto também é o coordenador internacional da Catholic Fraternity (em português, Fraternidade Católica). Trata-se de um organismo criado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, com o objetivo de integrar as Novas Comunidades.


#ENF2015 "Desperta, desperta meu Israel, meu amado. Precisas confiar em Mim, não perdes nada em acreditar que sigo ao teu lado, sou teu Deus, um Deus apaixonado".

Monsenhor Jonas Abib e Eugênio Jorge ministraram um profundo momento de oração durante a Santa Missa em Aparecida.
‪#‎ENF2015‬ "A minha espiritualidade se define com a intimidade com o Senhor" (Monsenhor Jonas Abib).



Missa de abertura: “Entremos nesse ENF com coração de discípulos”

altO primeiro dia do Encontro Nacional de Formação 2015 começou com grande festa! Ao chegarem ao Centro de Eventos, em Aparecida/SP, os participantes foram acolhidos pelos membros do Conselho Nacional. Em seguida, presidida por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCC do Brasil e arcebispo de Belém/PA, a Santa Missa fez a abertura oficial do evento.
“Me alegro ao ver todos vocês reunidos”, abriu Dom Alberto Taveira sua homilia, que logo de início convidou os participantes a serem mais e melhores apóstolos da efusão do Espírito Santo. “Esta é a vocação que reúne todos que estão aqui neste encontro”, completou.
O bispo frisou ainda seu convite aos participantes a iniciarem o encontro com coração de discípulos. “O servo tem ouvido de discípulo. O discípulo é muito mais do que aluno. O aluno procura um professsor. Quando o professor, além do conteúdo, dá a própria vida, ele vira mestre e as pessoas querem segui-lo. Entremos nesse ENF com coração e ouvido de discípulos”.
altSegundo Dom Alberto, o Evangelho do dia traz dois ensinamentos principais. O primeiro é a liberdade de Jesus diante da Lei. “Ele não quer colocar em nós um jugo pesado. Seu fardo é leve, porque Ele é manso e humilde de coração. Participe do ENF com grande liberdade no Espírito Santo. Não podemos limitar a ação do Espírito Santo, como já nos disse o Santo Padre, em Roma”.
Já o segundo se configura dentro do convite que Jesus faz ao homem da mão seca. “Jesus pediu para que ele ficasse no meio. Seja qual for a tua história, ou problemas, anseios, perguntas, pesos, em nome de Jesus, venha para o meio! Esta é a sua casa, a casa dos filhos de Deus”.
Tal como Santa Inês, cujo martírio é celebrado na Liturgia de hoje, o presidente da Celebração convidou os participantes a darem tudo durante esse encontro. “Tudo significa tudo! Ouvir sem julgar, prestar atenção, dar sua participação, lançar-se na oração. Tudo!”, convocou.
Dom Alberto ressaltou ainda o tema do encontro “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” (Gl 5, 25) como um desafio. “É uma proposta exigente. Durante esse encontro, que formemos um corpo unido, de homens e mulheres de diferentes idades convivendo como Santa Inês, com o coração voltado para o alto. Que ninguém viva segundo a carne nestes dias. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito Santo”, finalizou.
Ao final da Celebração, Michelle Moran falou sobre a alegria de estar no Brasil celebrando esse encontro e destacou esse momento como uma preparação para o Jubileu de Ouro da RCC a ser celebrado em 2017. “Este é um lugar santo, porque aqui será o local onde nos encontraremos com Deus. Vamos nos aprofundar mais no Espírito Santo durante esse encontro e mantenhamos o coração aberto com uma fé expectante”.

alt

Madre Laura incentiva participantes com a vida da Beata Elena Guerra

A manhã do terceiro dia do ENF 2015 contou com um momento especial sobre a Beata Elena Guerra. Em seguida, foi falado sobre a construção da Sede Nacional da RCCBRASIL, além de uma apresentação do Ministério de Música e Artes.
Madre Laura Quatrinni, superiora provincial das Oblatas do Espírito Santo (fundada pela Beata Elena Guerra), foi quem aprofundou o conhecimento a respeito da Beata Elena Guerra.
Com o intuito de mostrar a beleza de ser íntimo do Espírito Santo, a Madre trouxe alguns fatos da história da beata que animava e inspirava todos os participantes. Irmã Laura ainda destacou a proximidade que Elena Guerra tinha desde pequena com o Paráclito, motivando aos que viviam a sua volta a buscarem-no. A madre também enfatizou que encontrou no Brasil um povo vivo e que ama o Espírito Santo. “É o Espírito Santo que impulsiona para a vontade do Pai”, ressaltou.
altLogo após, foi motivado um intenso momento de oração clamando o Espírito Santo e assumindo o compromisso com Ele. Foram reveladas profecias, vizualização e promessas para todo o Movimento. “Chegou a hora de tormarmos a nossa decisão. Não há mais tempo! A decisão é agora!”, acrescentou Katia.
Em seguida, o coordenador nacional do Ministério de Intercessão e responsável pela construção, Luiz César, falou sobre o desenvolvimento da obra da Sede Nacional. Ele abordou o relacionamento com os colaboradores e as fases pelas quais a obra passou, junto com as vitórias alcançadas em 2014. Para encerrar o momento, foi passado um vídeo instituicional.
Encerrando as atividades da manhã, a Escola  Nacional de Artes e Dança, lançada neste ano, fez uma apresentação musical. O terceiro dia do evento continua na parte da tarde com os workshops de formação para cada Ministério e outras instâncias de serviço.

Formação e direcionamento no workshops no ENF

No ENF, a tarde da quinta-feira (22), foi dedicada aos Workshops dos ministérios. Nesse ano, um total de 19 workshops estão sendo realizados. A novidade é a oficina dedicada às Novas Comunidades, que reúne membros e fundadores das comunidades que têm a identidade carismática.
Nesse período, as atividades não acontecem somente no espaço principal do Centro de Eventos. Uma grande estrutura foi montada nas salas do local e também em tendas espalhadas pelo pátio do Santuário Nacional para acolher aos participantes . Até mesmo o subsolo da Basílica será utilizado para receber as lideranças do Ministério de Formação.
O workshop é uma das atrações mais esperadas pelos participantes do ENF já que é um momento de unidade e vivência fraterna entre ministeriados de todo país. É também momento de buscar todos os direcionamentos do ano. Formação que será levada às dioceses e Grupos de Oração.
Dalva de Fátima Oliveira Ignácio coordena o Grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Pompéia, diocese de Marília/SP, por isso, optou por participar do workshop para coordenadores. Ela participa pela segunda vez do ENF e disse estar maravilhada. “O conteúdo é muito rico. Nos dá os esclarecimentos e direcionamentos necessários para os trabalhos do ano. Nesse ENF já estou vendo o agir de Deus para o que Ele prometeu na minha vida”, testemunhou.alt
Também da cidade de Pompéia, Aurezina Neto dos Reis coordena o Grupo de Oração São José. “No workshop aprendemos tantas coisas que, com certeza, irá gerar frutos no grupo. Eu tinha muitas dúvidas que estão sendo respondidas durante o workshop. Sinto que é o próprio Deus falando através destes servos”, frisou.
Hoje, os workshops foram encerrados no final da tarde para a Santa Missa, que foi celebrada por Dom Pedro Brito Guimarães, na Basílica. As atividades  workshops terão sequência na tarde dessa sexta-feira.
Os workshops que estão acontecendo nessa edição do ENF são: Ministério para as Crianças, Música e Artes, Universidades Renovadas, Intercessão, Promoção Humana, Comunicação Social, Fé e Política, Formação, Cristo Sacerdote, Oração por Cura e Libertação, Pregação, Jovem, Famílias e Religiosas. Acontecem também workshops para as Novas Comunidades, Coordenadores de Grupos de Oração, Coordenador Diocesano e Profissionais do Reino.

Servos do ENF 2015 participam de Grupo de Oração em Aparecida

altNo começo da tarde desta quarta-feira (21), o Grupo de Oração Fonte de Misericódia, do Escritório Nacional da RCCBRASIL, se reuniu com os servos que trabalharão no ENF 2015. Organizado em uma das salas do Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, o Grupo teve momento de louvor, pregação e oração.
Ministrando a Palavra, Peter Moran (RCC Inglaterra) falou sobre a escuta ao Espírito Santo que é essencial no serviço a Deus, lembando-os que eles não estão aqui para apenas para servir, mas também para ouvir o Espírito Santo clamando dentro de cada um.
Peter ressaltou: “Quando abrimos o coração ao amor do Pai, o Espírito Santo concede a graça de ouvir o coração do irmão que chora”. Peter lembrou que ele também ajudava muitas vezes nos encontros que tinha em seu país.alt
“Foi um momento de abastecimento e preparação espiritual tanto para os funcionários do Escritório, quanto para os voluntários, podendo assim ouvir o Espírito Santo”, comenta Giulia Albarello, serva do GO Fonte de Misericórdia e funcionária do Escritório Nacional.
Todos os servos, ali reunidos, foram convidados a se interiorizarem para escutar o Paráclito, que por sua vez realizou sua obra em muitos corações. Assucena Modesto do GO Universo de Cristo - Sorocaba/SP, ressaltou que sentiu um convite a ter um novo olhar pelas pessoas e pelo o que o Espírito Santo estava fazendo através dela e dos irmãos. Além disso, a voluntária afirma: “Senti um renovar no amor por Deus e pelas pessoas”.
Cremos que Deus tem muitas graças reservadas para este ENF. Você pode acompanhar o evento pelo portal da RCCBRASIL, por meio de matérias e pela transmissão ao vivo.

Tríduo rumo ao Jubileu de Ouro da RCC é aberto oficialmente no ENF

altA manhã da quinta-feira (22), segundo dia do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios, teve início com muita unção e também emoção. Após o Santo Terço, houve um momento de oração a partir do Salmo 2,7, conduzido por membros do Conselho Nacional.
Cada participante foi convidado a colocar todos os seus ‘cargos’ e ‘status’ aos pés de Jesus e se entregar a Ele na posição de filho de Deus. A moção da oração foi que o coração de Jesus será uma Escola de Amor, uma escola que nos ensinará a sermos filhos, antes de sermos pregadores, músicos, etc.
Na sequência, a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, acolheu os participantes de cada um dos estados brasileiros e também das delegações estrangeiras que participam o evento. Ela foi auxiliada pela menina Ana Clara, do Distrito Federal, uma homenagem ao Ministério para as Crianças que nesse ano comemora 10 anos de existência.
altDurante as boas-vindas, diversos pombos artesanais sobrevoaram o Centro de Eventos. Eles representaram a moção de que o Espírito Santo sempre estará sendo derramado em nosso meio, sobretudo nesse tempo rumo ao Jubileu de Ouro.
Juntamente com a presidente do ICCRS, Michelle Moran, cada um dos ex-representantes do Brasil no ICCRS, juntamente com todo Conselho Nacional e representantes de outros países foram chamados a subir no palco para juntos inaugurarem oficialmente o tríduo rumo a comemoração dos 50 anos de existência da Renovação Carismática Católica no mundo.
Dessa forma, nos anos de 2015, 2016 e 2017, todo o Brasil se coloca em preparação para celebrar o Jubileu de Ouro. “A RCC do Brasil começa agora oficialmente um tempo de preparação para chegar em 2017 renovada, que entregará ao Senhor uma RCC suscitada pelo Espírito Santo. Esse é o ano de inflamar a chama!”, convocou Katia.
O momento foi encerrado com um vídeo do Papa Francisco gravado no ano passado, em Roma, quando o Santo Padre se dirigiu à RCC dizendo que o Movimento é uma corrente de graça para a Igreja, uma grande força no serviço do anúncio do Evangelho.
alt

O Batismo no Espírito Santo é o ressurgir dos dons recebidos no sacramento

A coordenadora da Comissão Nacional de Formação, Marizete Nascimento, ministrou a segunda pregação do ENF 2015, com o tema central do encontro “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito”(GL 5,25).
Segundo Marizete, o batismo no Espírito Santo é uma experiência transformadora de vida, que permite a plena comunhão com Jesus. É a partir dele que se é impulsionada a mudança de vida e através do direcionamento dado pelo senhorio de Jesus. O batismo no Espírito renova o batismo sacramental e o crisma reafirma em nós a busca pelo evangelho.
“É através do batismo sacramental que recebemos as virtudes que fluem em nós, que é a força que emana do homem para o bem. As virtudes também nos são dadas para que creiamos em Deus. Quando eles são exercitados fazem brotar a alegria e a paz no coração”, lembrou a pregadora.
De acordo com a coordenadora da Comissão, há muitos Seminários de Vida no Espírito nos quais as pessoas não estão sendo batizadas no Espírito Santo. “Tem muita gente trabalhando para o Senhor, mas não estão com Ele”, alertou ela.
altMarizete acrescentou ainda que os dons nos são dados como presentes de Deus. “O batismo no Espírito Santo é o ressurgir dos dons e virtudes recebidos no batismo sacramental.Os Dons efusos são dons de serviço e são dados a todos para edificação da comunidade. Os infusos são dons de santificação, são mais pessoais e edificam o próprio indivíduo”, explicou.
A pregadora também aconselhou os participantes a buscar sempre formação: “estude e se capacite, porque, quando precisar, o Espírito Santo descerá e te capacitará, derramando a unção e te fazendo recordar. Ele te orientará no que for o certo a se fazer”.
“Para viver pelo Espírito é necessário ter a fé e voltar-se para a adoração para que a ação dos dons infusos e efusos se realizem. Andar por Ele é portar-se como uma pessoa cheia do Espírito Santo, se submetendo todos os dias à vontade de Deus, ouvindo o Espírito e tendo a consciência de que o andar por Ele é uma graça”, finalizou Marizete.
Após a pregação, foi entoada a música do tema do ano de 2015, “Corações ao Alto”, que, em breve, será disponibilizada no Portal RCCBRASIL.


22/10 - Dia de São João Paulo II
Para celebrar o dia de São João Paulo II, vamos relembrar os discursos do Santo Papa à Renovação Carismática Católica: http://rccbrasil.org.br/institucional/o-papa-e-a-rcc.html a Conservando a unidade do Espírito, clamemos por toda a RCC do Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário